LIVRO IV
"Essas cidades, tendo espulsado os habitantes de Cária e os léleges, apelidaram de Jônia essa região, do nome de Ìon, seu chefe, e aí, estabelecendo lugares sagrados dos deuses imortais, começaram a edificar templos. E levantaram em primeiro lugar um santuário de Apolo Paniônio, como tinham visto na Acaia, e chamaram-no de dórico, porque viram primeiramente um templo desse gênero nas cidades de Dóride."
Assim explica Vitrúvio a origem mitológica da ordem dórica, a primeira das ordens a ser formada e que deu origem às ordens jônica e coríntia. A relação da ordem dórica com o corpo masculino foi esplanada também de modo mitológico: querendo eles colocar as colunas nesse templo, mediram com exatidão a planta do pé viril e a reproduziram seis vezes em altura, incluindo o capitel. Alguns arquitetos antigos afirmaram não ser conveniente construir templos sagrados seguindo a ordem dórica, pois nela os módulos se tornavam defeituosos e discordantes e era dificultosa a distribuição dos tríglifos e lacunários.
Partenon em junho/2014
Da mesma maneira diz da relação da ordem jônica com o corpo feminino: Quando levantaram um templo a Diana, procurando um novo estilo, levaram para a mesma planta a delicadeza feminina e dispuseram o diâmetro da coluna segundo a oitava parte da sua coluna, para que fosse mais elevada. Na base, colocaram uma espira que imitava um sapato; no capital, volutas, como se fossem caracóis enrolados pendentes de uma cabeleira. Foi criada pelos jônios e por isso seu nome.
Sobre a ordem coríntia e sua relação com a graciosidade da donzela: "apresenta-se com delicadeza virginal, porque as donzelas, a mercê da sua tenra idade, possuem uma configuração de membros mais grácil e conseguem no adorno os mais belos efeitos." Encantados com a aplicação de módulos mais gráceis, constituíram a ordem coríntia, que possui as mesmas comensurabilidades que as jônicas, â exceção dos capitéis e da altura, pois apresentam um aspecto mais esguio. Vitrúvio atribui ao escultor Calímaco a confecção do capitel coríntio.
Templo de Zeus em junho/2014
A antiga obra de carpintaria partia de uma base segura assumida das verdadeiras leis da natureza. A partir dessas leis, eles transferiam tudo para os acabamentos das obras e aprovavam apenas aqueles que se fundassem em uma verdadeira lógica. Os antigos carpinteiros ordenaram os espaços entre o madeiramento e, com obra de carpintaria, aperfeiçoaram os entablamentos dos templos, dando-lhes um aspecto mais agradável. A partir daí tiveram origem os tríglifos, os mútulos, as métopas e os dentículos.
Não obstante, depois de tratar da parte exterior dos templos, Vitrúvio falou sobre a cela, o pronau e suas portas, além de falar sobre o altar. O comprimento do templo era o dobro da largura, e a cela deveria ser um quarto mais longa que larga, incluindo as paredes onde ficariam as portas. Os três quartos restantes são para o pronau. As portas eram classificadas em três estilos: dórico, jônico e ático. Sobre o altar, deveria estar disposto de modo que as estátuas sempre ficassem em cota maior e orientadas para o oriente (caso parecido com a explicação da orientação dos templos, logo abaixo).
Sobre a orientação, tema que considero importante pelo fato de estar ligado às crenças e religiões, os templos e as estátuas deveriam estar orientados sempre para a região vespertina, de modo que os que vão fazer seus sacrifícios olhem para o sol nascente quando olharem para a imagem que estiver no templo. Se houvesse alguma restrição, devia se orientar o templo de modo que parte da cidade possa ser avistada. Ou, se estivesse próximo a um rio, deveria estar orientado de forma que se pudesse avistar a sua margem.
Talvez estes sejam os assuntos mais comuns estudados por disciplinas como História, História da Arte, História da Arquitetura ou Patrimônio Histórico. Considero fundamental conhecer tais ordens para compreender manifestações artísticas que remetem à Antiguidade Clássica. Correntes como o Renascimento e o Neoclassicismo somente são compreensíveis se houver um estudo prévio destes assuntos. Adorei estes dois livros. Espero que os próximos sejam tão interessantes como este foi para mim.
Olá, adorei o post. Estou lendo o livro quatro e procurando mais informações e imagens sobre os modelos das portas...
ResponderExcluirVocê saberia onde posso encontrar?
Obrigada!
Está tendo boa repercussão de artigo publicano na Itália.
ResponderExcluirhttp://www.openstarts.units.it/dspace/bitstream/10077/11995/1/Visioni_Latinoamericane_numero_14_2016_definitivo.pdf
Professor Hüttner identifica o Helenismo Sul-Americano Missioneiro
Está tendo boa repercussão de artigo publicano na Itália.
ResponderExcluirhttp://www.openstarts.units.it/dspace/bitstream/10077/11995/1/Visioni_Latinoamericane_numero_14_2016_definitivo.pdf
Professor Hüttner identifica o Helenismo Sul-Americano Missioneiro